domingo, 25 de março de 2012

Os novos-ricos ou novos-pobres?

OS NOVOS-RICOS OU OS NOVOS-POBRES?

"De novos-ricos a novos-pobres..."
"A crise é só para alguns..."

Estas são algumas das frases mais ouvidas e lidas nos dias de hoje em Portugal.
Uma coisa é certa enquanto os vendedores de automóveis esportivos de luxo se queixam porque não conseguem ter mãos a medir para fazer e atender os pedidos no prazo desejado pelos clientes, o Banco Alimentar Contra a Fome enfrenta problemas semelhantes mas no sentido que cada vez mais as familias pobres na procura desta instituição.
Até 2009, os usuários do BAF eram familias mais pobres, actualmente, no entanto, recebe, pessoas da classe média, que rompendo a barreira da vergonha, falando mais alto a necessidade, pedem alimentos e apoio médico e espiritual. Muitas delas pedem insolvencia...
A organização defesa do consumidor (Deco) recebe diariamente pedidos de ajuda feito por pessoas incapacitadas de cumprirem suas obrigações junto a bancos e demais entidades financeiras.
Esta aparente riqueza nas familias era uma miragem!
Não tinha relação alguma com a realidade económica de Portugal, após três décadas vivendo muito acima de suas possibilidades, chegou a hora de pagar a conta do consumo desmedido e a falta de visão das classes politicas e empresarial sobre o desenvolvimento real do país.
A classe média: já não há novos-ricos, só há novos-pobres. O almoço diário no restaurante, foi substituido pela comida levada de casa; Que o carro comprado há 4 anos a crédito fica agora parado á porta de casa, enquanto, vamos trabalhar de transportes públicos; Que o condominio é cada vez mais díficil de pagar e que as saidas para jantar foram drasticamente reduzidas ou mesmo iliminadas; E as férias lá fora passaram a ser cá dentro ou deixaram de existir...Subsidios retirados...Todas as despesas são verificadas ao cêntimo, e o orçamento é feito ao pormenor...e mesmo assim vamos ver se não há surpresas!
Derapagens como no orçamento de Estado 2011/2012! E ai fica instalado o caos....

Declinio dos novos-ricos ao surgimento dos novos-pobres! Infelizmente é a sociedade de hoje!

Sem comentários:

Enviar um comentário