domingo, 27 de janeiro de 2013

Assegurar a reforma

Olá!!


Hoje, trago um assunto muito serio, na sociedade em que vivemos torna-se necessário tomar medidas para assegurar a nossa reforma.
Tenho 41 anos e ao ver a conjuntura económica e social que o nosso pais e por toda a  Europa estão a atravessar, sinto necessidade de pensar no futuro!!
Pensar com mais clareza e assegurar-me que terei de fazer algo para melhorar e minimizar as dificuldades futuras.


4 passos para assegurar a reforma:

1- Defina um plano
Deve estabelecer um plano poupança, ou seja, definir quanto vai poupar.

2- Comece já!
È importante poupar o quanto antes. Quanto mais cedo começar, menor é o esforço de poupança e mais rentabiliza o dinheiro.

3- Seja disciplinada.
Poupe periodicamente, todos os meses, por exemplo. Com o passar do tempo, o ato torna-se automático e o esforço deixa-se de sentir.

4- Se puder arrisque.
Até aos 50 anos invista em produtos arriscados (acções) para obter maior rentabilidade ou investimentos médio/longo prazo onde a taxa é mais benéfica, como nos Correios. Se não, privilegie aplicações menos arriscadas.

Joguem pelo seguro...se não investirem pelo menos não gastem mais do que aquilo que vos é possível permitido. A sociedade de consumo em que vivemos disponibilizamos meios de endividamento que por vezes destroem a nossa sustentação na vida que temos e gostaríamos de ter!! Fornecem-nos ferramentas para nos endividarmos ainda mais ....teremos de ser selectivos para sobreviver a esta colossal situação.


Sugestões de leitura sobre este tema:



Boa noite!!
Beijos :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário